Bemvindo ao Site do Brito
José Augusto Pereira Brito
http://www.mackenzie.br/brito

Transforme sua Carreira Analógica em Digital

Aconteceu. O mundo digital sai da fronteira técnica e se abre para quem entende de clientes, mercados e estratégias.

Abra a seção de empregos de um grande jornal. Se você estivesse em busca de uma colocação, como se sentiria vendo aquela infinidade de anúncios de empresas de alta tecriologia batendo firme nos classificados de setores tradicionais? Só a Intemet criou 100 mil empregos diretos e indiretos no Brasil, e espera-se o mesmo tanto só para este ano. Olhando do ponto de vista de quem fez carreira na hoje chamada "old industry", a sensação pode ser desalentadora - nada parece tão distante e tão inacessível quanto este maravilhoso mundo da Nova Economia. Será? Passada a fase de implantação técnica, chegou o momento de saber que negócios serão feitos e com quem. E é aí que o mercado está descobrindo que os talentos necessários para colocar a bola em movimento não dependem mais de geração espontânea do próprio setor tecnológico. Podem ser encontrados em qualquer lugar - em uma multinacíonal de alimentos, no mercado financeiro, em uma ex-estatal, no setor varejista. Basta que...

O Painel Executivo procurou dois profissionais especializados, em desenvolvimento de carreira para saber o que é necessário para dar este salto do mundo analógico para o mundo digital. Eles sabem do que estão falando: Sandra Dénes faz parte de um gigante mundial que se tomou exemplo de transformação no mundo corporativo; e Dominique Einhom é o responsável no Brasil pela área de Informação e Técnologia de uma das mais, importantes consultorias; de recrutamento e seleção do mundo. Veja o que eles dizem e avalie suas chances de mudança.


SANDRA DÉNES
Diretora de Recursos Humanos da GE Corporate da América Latina

"Vivemos um cenário de aparente escassez de talentos qualificados, em uma área totalmente nova. Simplesmente não há profissionais fbrmados, ou são jovem demais. O dominío técnico já não é o mais importante e deixou de ser um elemento excludente. Agora, o mercado procura executivos em que três habilidades são essenciais: capacidade estratégica, visão totalmente voltada para o mercado e foco no cliente. E esse talento pode estar em qualquer lugar onde exista uma base empresarial sólida. Não é desculpa se a empresa limita as condições de crescimento na carreira. Este é um momento histórico em que o interesse pessoal e a iniciativa compensam boa parte das dificuldades, porque depende de atributos que podem ser construidos pessoalmente. As oportunidades estão igualadas, é uma questão de ter o perfil certo. E quem tem está apto a dar o salto."

Você está pronto para o mundo digital se:

Oportunidade: "Quem mais se aproxima do perfil para o e-commerce é o profissional de desenvolvimento de negócios, uma função estratégica totalmente voltada para o cliente e o mercado. É mais fácil escolher alguém desta área e adaptá-lo para IT do que selecionar alguém de IT e treiná-lo para ser um estrategista de negócios."


DOMINIOUE EINHORN
Sócio e responsável pela área de Informação e Tecnologia da Heidrick & StrugIes

"Não é mais uma questão de opção. Todas as empresas, de uma forma ou de outra, terão estratégias voltadas para a Internet, ninguém, vai escapar dela. Portanto, não será necessário sair do lugar para se integrar ao mundo digital, ele vai dar um passeio no seu jardim Não existe uma preparação para isso, mas um senso de oportunidade e um perfil adequado. Um executivo há 20 anos na mesma empresa pode ter uma. idéia para a Internet, sair e montar um negócio vitorioso, como tem acontecido. Chegamos à fase da competição por talentos e a demanda está sendo menor que a oferta. As oportunidades estão ai para quem quer saltar. Algumas áreas estão tendo melhor receptividade e seus profissionais já saem com uma vantagem, desde que tenham as habilidades e competências adequadas."

Você está em condições de dar o salto se:

Oportunidade: "Existem dois pontos de frustração do internauta que estão à espera de soluções e de profissionais. A dificuldade de entrega do produto abre um campo imenso para os especialistas em logística. E a demora e a complicação para se usar um programa de compra pedem criadores de softwares que vejam a rapidez como uma, vantagem competitiva. O terceiro campo muito valorizado é o de quem desenvolve negócios e sabe o que o consumidor do outro lado quer comprar".

FONTE:
Revista Exame, ano 34 N.6 - 22/março/2000

Volta Página