José Augusto Pereira Brito
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As Virtudes do Chefe que Constrói Carisma. Este atributo que envolve qualidades especiais de liderança pode ser tão ou mais decisivo na carreira quanto as competências técnicas e a experiência profissional. A maioria dos acidentes de carreira acontece devido a mal-entendidos entre as lideranças e suas equipes.
Manter uma relação de equilíbrio com seu pessoal e mais ainda, ser reconhecido como um líder, é um dos grandes desafios na vida profissional.
Ao contrário do que muitos pressupõem, ser um chefe carismático não é uma qualidade reservada apenas às pessoas de individualidade excepcional. Além de aptidão, esta é uma característica que pode e deve ser desenvolvida.
Esta qualidade tomou-se essencial no momento em que a expansão dos negócios virtuais diminuiu o contato direto entre as pessoas e obrigou o líder a se comunicar de forma mais inteligente com sua equipe, para superar o distanciamento imposto pelas novas ferramentas de trabalho.
A fórmula que pode auxiliar o profissional neste desafio começa pelo desenvolvimento de características que diferenciam os bons chefes -aqueles que as equipes gostam de seguir, admirar e até imitar - daqueles que são apenas chefes.
O chefe (ou a chefe) ideal guia mais do que comanda, lidera mais por competência e menos por imposição. O bom líder tem sociabilidade (a habilidade de manter relações harmoniosas com os outros, incluindo pares e subalternos, na família, no trabalho, em comunidade, com os clientes) e, em díferentes circunstâncias, é cooperativo - tem vontade de trabalhar com os outros.
Bons chefes têm "tato", são capazes de conter ou diluir comentários e ações desconfortáveis. Conseguem não só amenizar situações de conflito, mas, com freqüência, demonstram alegria - o desejo de sorrir, até quando as coisas vão mal. Também têm consideraçâo - podem valorizar ou apreciar o valor do tempo ou do dinheiro dos outros. Ou seja, habilidade de governar e controlar outras pessoas, com sabedoria, sem excessivo envolvimento do ego.
Uma boa liderança deve ter maturidade. Bons lideres possuem estabilidade emocional. O bom chefe também é cauteloso - sabe avaliar situações com seriedade, antes de assumir um risco.
Outra característica do líder é saber lidar com a comunicação, seja a oral, a compreensão verbal e a comunicação escrita. Isto significa falar e escrever de forma clara, concisa e lógica e ser capaz de ouvir, absorver e entender o que dizem os demais.
Finalmente, bons líderes despertam empatia, com sua capacidade de se colocar no lugar dos outros e entender antes de serem entendidos. Isso requer uma pitada de humildade - saber quando está errado, pedir desculpas ao cometer um erro e, ocasionalmente, sabe rir de si próprio.
O líder ideal usa uma "regra de ouro" dos velhos tempos: Trate os outros como você gostaria de ser tratado.
FONTE:
Jornal Valor, 22-Maio-2000
Marcelo Mariarca,Diretor da Mariaca & Associates