COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
SEMINÁRIOS
PARA GERENTES
(www.escola24horas.com.br)
3- OITO ESTÁGIOS MODELOS NA COMUNICAÇÃO
4- O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA LIDERANÇA
5- FONTES DE CONFLITO - BARREIRAS
A raiz latina desta palavra significa
“tornar
comum” ou “transferir, compartilhar, passar para frente, transmitir”.
A comunicação pode ser definida
como a “transferência de informações e a compreensão de seu significado”.
A comunicação é essencial. Com freqüência é um mal-entendido,
uma má interpretação ou falta de informação que cria conflito entre as pessoas.
Se não tiver sido transmitido nenhum
significado, informações ou idéias, então não ocorreu a comunicação.
Um escritor que não é lido ou um
orador que não é ouvido não está comunicando. Não basta partilhar significado e informação; é preciso ser
compreendido.
Se as idéias ou pensamentos
tiverem sido transmitidos e forem entendidos pelo receptor exatamente do mesmo modo intencionado ou previsto por
aquele que os enviou, então aconteceu a comunicação.
O Processo de Aprendizagem:
O
professor medíocre fala;
O
bom professor explica;
O
professor excelente demonstra;
O
grande professor inspira.
[William Arthur Ward]
Do que nos lembramos (Eficácia):
-
10%
daquilo que Ouvimos
-
50%
daquilo que Ouvimos e Vemos
-
90%
daquilo que Ouvimos, Vemos e Fazemos
A melhor
comunicação ocorre quando a pessoa pode expressar o que está recebendo de
informações. Isto pode ser feito
tanto por meio da fala, como da prática, ou de ambas.
a)
A FONTE DE
INFORMAÇÃO
Como fonte
de comunicação, você deve possuir a habilidade de escrever, falar, ler, ouvir e
argumentar. É preciso reconhecer o efeito de sua própria atitude, ter
conhecimento adequado da questão que estiver sendo comunicada (Não podemos
comunicar aquilo que não sabemos!) e então entender a cultura. Você deve ser
capaz de formular suas idéias e pensamentos em palavras, frases e sentenças
claras, precisas e acuradas.
b)
A MENSAGEM
Devemos
nos dar conta de que quando falamos, escrevemos, pintamos, gesticulamos ou
usamos expressões faciais, estamos transmitindo uma mensagem. Podemos distorcer
a mensagem intencionada se não formos habilitados em cada maneira de
expressá-la.
c)
O RECEPTOR
O receptor
é a pessoa a quem é intencionada ou dirigida a mensagem. Esta deve estar numa
forma que possa ser recebida e compreendida pelo receptor. Assim como a fonte da mensagem deve ter habilidade para escrever ou
falar, assim também o receptor deve ter suficiente habilidade para ler ou ouvir,
e então ambos devem ser capazes de arrazoar. O receptor será influenciado
por suas atitudes predispostas e antecedentes culturais, o que pode distorcer a
mensagem sendo a ele transferida.
Na rinha de
galo, numa cidade do interior, um turista chega perto de um matuto e arrisca:
“Compadre, qual é o bom aí: o galo branco ou o preto?”. Responde o matuto: “O
branco”. O turista aposta todo o seu dinheiro no galinho branco, que logo
depois é massacrado pelo preto. Furioso, o turista foi conferir com o matuto
que respondeu tranqüilo: “Uai!… o branco é o bom, o preto é que é o mau…”.
3- OITO ESTÁGIOS MODELOS NA COMUNICAÇÃO
a)
COMPONENTES
ESSENCIAIS
- Conceito
(componente intelectual)
-
Sentimento (componente emocional)
- Ação
(componente volitivo)
b)
PALAVRAS –
QUE SÃO O SÍMBOLO DA COMUNICAÇÃO
Elas devem indicar uma mensagem
por intermédio da forma verbal da
fala e escrita, bem como não-verbal
(expressões, gestos etc), e devem ser congruentes,
ou seja, o que você diz deve corresponder àquilo que as pessoas vêem.
A pesquisa abaixo mostra como nos
comunicamos (Albert Mehrabian – Yale University):
·
Por palavras – 7%
·
Pelo tom de voz – 35%
·
Pela linguagem corporal – 55%
·
Outros fatores – 3%
É preciso perceber que a comunicação pode ser
não-verbal. Nossa linguagem corporal inclui gestos, configurações faciais e
outros movimentos do corpo que afetam o que é comunicado. Um sorriso diz
obviamente algo diferente do que um rosto ríspido. Os movimentos das mãos e
rosto podem demonstrar agressão, medo, timidez, nervosismo, arrogância, alegria
e raiva. As entonações verbalizadas também comunicam. Um tom calmo e macio cria
um significado diferente do que um tom abrasivo. É Interessante notar que o
componente não-verbal tem a capacidade de produzir o maior impacto.
Precisamos
entender a diferença entre “comunicação formal” e “comunicação
informal”. A primeira se refere à
informação autoritária da cadeia de comando requerida para a realização do
trabalho da pessoa. A segunda emerge para satisfazer as necessidades dos colaboradores
tais como amizades, interações sociais etc., e pode, se bem manuseada, servir
de sistema de apoio aos canais formais.
c)
APRESENTAÇÃO
E ORATÓRIA
Devem ser
bem preparadas, com uma introdução e uma conclusão, fazendo-se uso de boas
ilustrações.
d)
LIDAR COM
DISTRAÇÕES
Lidamos
com aquelas que pertençam ao indivíduo,
tais como atitudes pessoais, descanso inadequado etc., e/ou aquelas
pertencentes ao ambiente.
e)
OUVIR
Uma pessoa comum pode escutar de 4 a 10 vezes mais
rápido do que a pessoa que está falando. É por isso que é necessário
manter a atenção, sempre associando a
fala com a visualização, a fim de que vejam
o que ouvem pelo uso de ilustrações e analogias.
Mesmo hoje, quando eu vou para uma
reunião, escrevo um “O” grande no
topo do meu bloco de anotações. É um lembrete para mim mesmo: “Ouça primeiro.
Apenas cale-se e ouça”. Algumas vezes
eu vejo pessoas do outro lado da mesa tentando ler e entender aquele “O”. [Lynn
Upshaw, COO, Ketchum Advertising-USA]
f)
TRADUÇÃO
As palavras ouvidas, freqüentemente são diferentes
das emitidas. Assim, certifique-se que de deixar tempo de tradução para
o ouvinte aplicá-las a si do modo como convém, e fazer delas suas próprias
palavras.
Ex.: A Estória de Quatro Pessoas, chamadas:
·
“TODO
MUNDO”
·
“QUALQUER
UM”
·
“ALGUÉM”
·
“NINGUÉM”
Havia
um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO estava certo que QUALQUER UM o
faria.
ALGUÉM podê-lo-ia ter
feito mas NINGUÉM o fez.
QUALQUER
UM zangou-se por causa disso, porque era o trabalho de TODO MUNDO.
TODO
MUNDO pensou que ALGUÉM podê-lo-ia fazer, mas NINGUÉM percebeu que TODO MUNDO
não o faria.
No final das contas TODO
MUNDO culpou QUALQUER UM quando na verdade NINGUÉM deveria ter acusado ALGUÉM.
g)
TESTE DA
COMUNICAÇÃO
Você deve
estar alerta, não acerca do que pensar,
mas de aprender como pensa o
ouvinte; não como você se sente,
mas como se sente o ouvinte; não como você está fazendo, mas o que faz o ouvinte.
h)
FEEDBACK
Você deve
fazer perguntas perceptivas que te
mostrarão se o ouvinte entendeu tudo ou parte do que foi comunicado. Isso
implica em que você terá que repetir, explicar novamente e ilustrar, até que
seja compreendido pelo ouvinte.
4- O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA LIDERANÇA
Você
deve aprender a se comunicar
bem, especialmente o líder, caso
contrário terá um papel de liderança deficiente e possivelmente o perderá. Não
cometa o erro de, porque o outro lado não concorda, presumir que não tenha
comunicado. O ouvinte pode ter entendido completamente o que você disse ou propôs,
mas simplesmente decide discordar por uma série de razões. Poderá surgir
conflito. Não iguale comunicação eficaz ao acordo.
Pesquisas têm demonstrado que 85% das falhas de liderança ocorrem devido a
falta de habilidade de se trabalhar com gente. Isto inclui, é claro, a comunicação, envolvendo inteligência social e estabilidade emocional. O líder precisa ser um bom comunicador – aquele que ouve, discute, escreve e defende.
Pesquisas têm demonstrado, também,
que aproximadamente 75% do seu tempo
será dedicado à comunicação.
5- FONTES DE CONFLITO - BARREIRAS
Em quase todos os itens descritos
a seguir, a comunicação está intimamente relacionada.
1-
Incompatibilidade
de Alvos (Ilustração: dois burrinhos!).
2-
Relacionamentos
demasiadamente estruturados – Desequilíbrio na hierarquia de autoridade com
política, procedimentos, normas e regulamentos.
3-
Insuficiência
de Recursos.
4-
Distorções
na Comunicação – Ouvir “somente” o que esperamos ouvir, e não o que foi
comunicado. Palavras que significam coisas diferentes para pessoas diferentes
(Ilustração: projeto do barco!).
5-
Percepções
Divergentes - Diferenças Individuais – Valores, atitudes, expectativas,
personalidades, percepções, antecedentes, experiências e treinamentos.
6-
Ignorar
Informações que conflitem com aquilo que sabemos.
7-
Avaliação
da Fonte – Pode haver más interpretações e preconceitos quando consideramos de
onde veio a fonte.
8-
Inconsistência
na Comunicação Verbal e/ou Não-Verbal.
9-
Emoções –
podem distorcer o que é verbalmente comunicado.
10- Barulho.
11- Procrastinar
as comunicações.
O jacaré e o javali discutem num clima de
fúria assassina. De repente, um deles pergunta à rã, que a tudo assistia: “Quem
está com a razão?”. Retruca a rã, imediatamente: “Depende, qual de vocês não
come rã?”
1-
Esclareça,
em sua própria mente, o que deveria dizer antes de fazê-lo.
2- Compreenda o verdadeiro propósito de cada
comunicação.
3- Regule o fluxo de informação para não
sobrecarregar o ouvinte com informações em demasia.
4- Use “Feedback” para separar os mal-entendidos
e imprecisões – mas não exagere.
5- Simplifique a linguagem
escolhendo bem as palavras e estruturando as mensagens de modo a torná-las
claras e compreensíveis ao receptor. Tenha cuidado no uso de significados
simbólicos ou expressões idiomáticas que podem ser mal interpretados.
6- Seja um bom e ativo ouvinte, que
procura o sentido pensando junto com aquele que fala. Seja sensível ao mundo da
pessoa – valores, necessidades, atitudes, expectativas, percepções -, ouvindo
também a comunicação não-verbal, que fala mais alto do que palavras e encerra
bastante peso.
7- Refreie as emoções e mantenha-se racional para evitar “climas pesados” ou distorções do sentido.
8- Use outras
pessoas para transmitir rapidamente as informações, para testar reações a decisões e
receber uma realimentação valiosa. Lembre-se que as outras pessoas podem
também causar estragos com rumores infundados e boatos.
9- Dê
preferência à comunicação cara-a-cara,
ao invés de cartas e memorandos.
10- Empregue a comunicação de apoio em lugar de entrar na
defensiva.
“Procure não somente
ser compreendido, mas compreender – seja um bom ouvinte!”.
Os relacionamentos interpessoais são melhores quando há boa
comunicação e expressão de idéias, de métodos de trabalho, de problemas e
considerações.
O conflito é compreendido
como algo natural e visto como uma oportunidade
de solucionar problemas. A
comunicação aberta tolhe o desenvolvimento de conflitos destrutivos.
Os seguintes princípios poderão
ajudá-lo a desenvolver um relacionamento sadio com as pessoas:
1- Ajude a outra pessoa a abrir-se, criando
um clima de confiança. Um modo de
realizar isto é fazendo que ela fique sabendo como esse relacionamento pode
contribuir para o aperfeiçoamento mútuo.
2- Tente
entender onde está a outra pessoa. A verdadeira
comunicação não se resume somente na verbalização, mas também é sentir o que a outra pessoa está sentindo
no momento, e aceitá-la de modo completo.
3- Seja um bom ouvinte. Dê à outra pessoa a
oportunidade de falar e expressar-se livremente; não projete a impressão de que
você está à cata de informações irrelevantes.
4- Faça o
possível para agir com o máximo tato.
Não seja curioso demais. Isto se relaciona, de certo modo, ao ponto anterior,
mas permita que a pessoa revele o que a deixa constrangida no momento. Não
invada as áreas privadas que a outra pessoa obviamente não quer discutir.
5- Respeite sempre os direitos dos outros – o que
sentem, como pensam e como se expressam.
6- Tanto
quanto possível, não julgue nem condene
naqueles pontos em que o sistema de valores da pessoa difere dos
seus.
7- Seja honesto para com seus próprios sentimentos. Em
geral, as pessoas conseguem perceber se você usa máscaras e, quando isto acontece, agem da mesma maneira.
8- Tenha consideração. Jamais force um
relacionamento. Se você respeitar uma pessoa, ela sempre lhe demonstrará
consideração. Se a pressionar com força excessiva, ela geralmente se afastará,
especialmente se tiver colocado algum líder num pedestal. Deixe-a caminhar
livremente em sua direção se o desejar. Grande parte dessa aproximação deve vir
dela mesma, porque sua posição pode deixá-la constrangida.
9- Procure sempre o melhor, o superlativamente bom em
você mesmo e nas outras pessoas. Persiga a excelência em prol da organização
para a qual trabalha. Evite a mediocridade – ela é inimiga do líder.
10- Seja humilde. “O que
posso fazer a fim de tornar o papel a ser desempenhado pela outra pessoa melhor
e mais realizador?”
11- Seja sensível
aos outros. Essa capacidade é pré-requisito para liderar.
Compreenda as necessidades alheias. Arranje oportunidades de crescimento para
elas. Não faça tudo por elas – ensine-as
a fazer!
Você pode até achar que sim. Mas
não se iluda. Em comunicação, o resultado da sua ação – emissão – só pode ser medido na outra ponta do processo – recepção. É por isso que este teste não
é para ser respondido por você. Ele dever ser preenchido por seus principais
interlocutores.
Selecione dois ou três
profissionais com quem você se comunica mais intensamente. Peça a eles que
respondam ao teste e informem a pontuação obtida. Some e confira o resultado.
Interatividade, transparência, abertura à participação e foco no
resultado do negócio são os quatro pilares fundamentais de um bom comunicador. O que
será que os seus principais parceiros de comunicação vão achar de você?
O teste é formado por diversas
frases que ilustram diferentes comportamentos comunicativos.
Pense como o seu parceiro de
trabalho se comunica no dia-a-dia da empresa. Pontue as afirmações de 4 a 1.
Assinale:
4, se a pessoa sempre age dessa forma;
3, se na maioria das vezes age assim;
2, se raramente;
1, se nunca.
|
Está atento às reações da pessoa com quem conversa
|
|
É direto e objetivo quando fala |
|
Segue a pauta que foi organizada
para a reunião |
|
Compartilha informações e
conhecimentos importantes para a realização do trabalho |
|
É do tipo que olha nos olhos da
pessoa com quem está falando |
|
Toma decisões balizadas pelas
finalidades e objetivos da empresa |
|
Estimula as pessoas a exporem
opiniões diferentes das suas |
|
Faz perguntas para ter certeza
de que os ouvintes entenderam suas idéias |
|
Utiliza bem os gestos para enfatizar suas
idéias
|
|
Aceita críticas sobre o seu
trabalho |
|
Pede que palavras difíceis sejam
explicadas para a compreensão de todos |
|
Esclarece a importância de cada
trabalho para o resultado do negócio |
|
=TOTAL |
Avalie seus resultados:
Acima de 35 pontos – aprovadíssimo.
Demonstra uma habilidade comunicativa desenvolvida e bem utilizada no dia-a-dia
de trabalho. Seus parceiros agradecem.
De 26 a 35 pontos – é
preciso investir – há uma insuficiência em sua postura comunicativa.
Ela deve ser trabalhada para não comprometer o resultado do negócio e não
prejudicar o seu desempenho. Converse com os seus parceiros!
Até 25 pontos – você
tem um problema – Sua habilidade comunicativa não está bem desenvolvida
e seu comportamento demonstra a pouca relevância em sua ação profissional.
·
“Ou você se comunica,
ou bem… está frito”, Revista Você S. A. -
N. 1, Abril/98, pág. 8-9, Editora Abril.
·
“Empresa Feliz”,
Francisco Gomes de Matos, Makron Books, 1996.
·
“Fator QF –
Quoeficiente de Felicidade”, Francisco Gomes de Matos, Makron Books, 1997.
·
“Liderança que Realiza”,
Roberto A. Orr, Leadership Essentials Press, 1994.
·
“Capital Intelectual”,
Thomas A. Stuart, Editora Campus, 1998.
·
“Ah, se eu soubesse… o
que pessoas bem sucedidas gostariam de ter sabido 25 anos atrás”, Richard
Edler, Negócio Editora, 1997.
·
“ABERJE- Associação Brasileira de Comunicação Empresarial”, http://www.aberje.com.br