Javascript versus Java
Programas interpretados versus programas compilados
Por que Javascript?
Para que usar Javascript?
Resumindo ...
Sintaxe:
A escrita em qualquer linguagem exige que se sigam regras e convenções
Adicionando código Javascritp em páginas HTML
Utilizar a tag SCRIPT dentro da tag HEAD
<HTML>
<HEAD>
<TITLE> Página contendo Javascript </TITLE>
<SCRIPT LANGUAGE= “JAVASCRIPT”>
.
.
.
(declarações Javascript)
.
.
</SCRIPT>
</HEAD>
<BODY>
.
.
(documento HTML)
.
.
</BODY>
</HTML>
Adicionar as linhas de código anexo ao evento
<HTML_TAG Attribute= “option” onEvent= “código Javascript”> Texto de exemplo para código Javascript em eventos </HTML_TAG>
<INPUT TYPE = “TEXT” NAME = “Mês” onFocus= “window.status=(‘Por favor entre com um mês de dois dígitos de 01 a 12’); return true;”>
Javascript é uma linguagem case-sensitive
Ponto-e-vírgula
Todas as declarações devem ser finalizadas com um ponto-e-vírgula (separa as declarações)
Ex: var x = 0; var y = 10;
Espaços em branco
Como HTML, ignora espaços, TABs e linha em branco que apareçam nas declarações
Ex: var x=0; é o mesmo que var x = 0;
Strings e aspas
String: seqüência de zero ou mais caracteres dentro de aspas simples ou duplas (‘simples’, “duplas”)
Aspas duplas podem ser inseridas em sentenças delimitadas por aspas simples
Ex: (‘Ele disse, “Javascript é uma linguagem interessante.” ’)
Aspas simples podem ser inseridas em sentenças delimitadas por aspas duplas
Ex:
<INPUT TYPE= “Button” VALUE = “Clique aqui”
onClick = “window.alert(‘Aguarde um momento’);”>
Barra invertida (\) e Strings:
Seguida de outro caracter, representa algo numa string que não pode ser digitado no teclado.
Ex: ‘Favor\ndigitar\na\ndata\ncorreta’
Favor
digitar
a
data
correta
\b backspace
\n nova linha
\t TAB
\’ aspa simples (apóstrofo)
\” aspas duplas
Chaves { }, Parênteses ( ) e Colchetes [ ]:
TODOS abertos devem ser fechados
Ex:
Winpop = window.open(‘ex1.htm’, ‘popup’, ‘scrollbars=yes’);
As chaves são usadas para delimitar declarações Javascript múltiplas
Ex:
If ( x[0] == 10 ) {
x[0] = 0;
x[1] = 0;
}
Os parênteses são usados para guardar argumentos de métodos ou funções (múltiplos argumentos são separados por vírgulas)
Ex:
If ( x[0] == 10 ) {
x[0] = 0;
x[1] = 0;
}
Comentários
Podem ser criados usando barras duplas “//”
Ex:
// Isto é um comentário
Para várias linhas, pode-se usar no início “/*” e no final “*/”
Ex:
/* Os comentários são geralmente usados pelos programadores para esclarecer a lógica do programa. Assim, quando o programador necessitar atualizar o código, ou qualquer outra pessoa, será fácil entender
*/
Nomes de Variáveis e Funções
O primeiro caracter do nome pode ser uma letra (caixa alta ou baixa), um underscore (_) ou o sinal de dólar ($)
Não se pode utilizar número como o primeiro caracter;
Os nomes não podem conter espaços;
Os nomes não podem ser palavras reservadas.
Ex:
X
adiciona_dois_números
x13
_qualquernome
$string_dinheiro
Palavras reservadas:
Ex: abstract, alert, arguments, Array, blur, boolean, byte, do, else, enum, escape, extends, int, isNaN, java, location, parent, print, private, prompt, status, stop, super, String, this, throw.
JavaScript é uma linguagem orientada a objetos.
Um objeto armazena uma série de informações que podem ser acessadas e utilizadas para processamento ou alteradas pelo programador.
Propriedades: um objeto possui características próprias. Podem ser vistas como variáveis que armazenam uma informação relacionada com um determinado objeto.
Ex.: document.bgcolor
Métodos: funções especiais que realizam alguma operação relacionada com o objeto. Alteram o valor de uma propriedade ou executam uma tarefa específica.
Ex.:Objeto.nome_do_método("argumento ")
document.write("<h1>Demonstração de JavaScript</h1>")
Eventos: ação que ocorre na página devido à interação do usário.
Funções: rotinas independentes que executam uma tarefa específica. Não estão associadas a um objeto, como os métodos.
Variáveis: armazenam temporariamente um conteúdo qualquer que pode ser um texto, um valor , uma data.
Ex.: nome= "Joao "
hoje=date()
total=20*4
Java é uma linguagem fortemente tipada, compilada, desenvolvida pela Sun Microsystems.
Javascript foi desenvolvida originalmente pela Netscape, uma linguagem “leve”, interpretada, e chamada inicialmente de LiveScript. As duas linguagem não possuem nenhuma correlação (embora a sintaxe seja muito semelhante). Na verdade, TODAS as linguagens guardam uma certa semelhança entre si.
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Programas interpretados versus programas compilados
As linguagens de programação interpretadas geralmente são mais simples e fáceis de programar, mas são mais lentas para executar, em geral. Todas as vezes que um programa é executado, tem-se que interpretar (verificar) linha a linha, baseado no fluxo de execução.
As linguagens de programação compiladas possuem uma sintaxe mais complexa e exigem práticas de programação mais apuradas. Ao usar uma linguagem de programação compilada, primeiro, escreve-se o código fonte, em seguida submete-o a um compilador (um programa especial) que produz um programa binário executável. Na plataforma Windows, o executável geralmente possui a extensão “.exe”. Este programa resultado do processo de compilação tende a ser dependente da plataforma (ou do sistema operacional). O grande benefício é que nenhum outro programador pode xeretar o código fonte depois de compilado. Outro fator chave é que a linguagem usada para gerar o código torna-se irrelevante uma vez que ele já foi compilado.
Java é uma linguagem compilada independente de plataforma, enquanto que Javascript é uma linguagem interpretada. O browser fornece a independência de plataforma para a linguagem Java através da Java Virtual Machine e o interpretador para Javascript. Por isso, o browser para o qual vc está escrevendo scritps é importante.
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Por que Javascript?
Javascript é a única linguagem de scripts atualmente suportada pelos mais populares browsers. O Netscape Navigator só suporta Javascript, enquanto que o Internet Explorer da Microsoft suporta tanto Javascript quanto VBScript.
Além disso, Javascript pode também ser usado em servidores web (que também é conhecido como scritps do lado servidor). O tempo investido em aprender Javascript proporcionará um conhecimento que é tido como fundamental para desenvolvimento Web.
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Para que usar Javascript?
JavaScript é usada como uma extensão muito útil das funcionalidades que podem ser realizadas com HTML. Por exemplo, verificar se a data inserida num formulário está correta, criar ações específicas para determinados eventos. Além do mais, ao juntar com CSS, cria-se o DHTML.
Javascript é uma linguagem interpretada que pode ser adicionada a páginas HTML. O código é baixado para o browser e o código Javascript é executado quando um evento é gerado. Quando o código é executado, ele é interpretado linha a linha.
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Espaços em branco
Como HTML, ignora espaços, TABs e linha em branco que apareçam nas declarações
Ex: var x=0; é o mesmo que var x = 0;
Aliás, é aconselhável que se coloque espaços em branco no meio do código para torna-lo mais legível
Métodos
Alert
Texto apresentado numa caixa com o botão OK.
window.alert (mensagem)
<FORM NAME="Form1">
Nome: <INPUT TYPE="TEXT" NAME="Name"><BR>
<INPUT TYPE="Button" VALUE="Enviar dados"
onclick="window.alert('Olá ' + document.Form1.Name.value + '!');">
</FORM>
Prompt
Caixa de texto com espaço para que o usuário insira informações
Botões OK e Cancelar
window.prompt (mensagem, valor padrão)
<FORM NAME="Form1">
<INPUT TYPE="Button" VALUE="Enviar dados"
onclick="window.prompt('Por favor, qual é o seu nome?','Digite aqui o seu nome');">
</FORM>
Confirm
Apresenta uma caixa de texto que espera uma resposta do usuário (Verdadeiro ou Falso)
Botões OK e Cancelar
window.confirm (mensagem)
<FORM NAME="Form1">
<INPUT TYPE="Button" VALUE="Enviar dados"
onclick="window.confirm('Sua idade é superior a 21 anos?');">
</FORM>
<FORM NAME="Form1">/p>
<INPUT TYPE="Button" VALUE="Enviar dados"/p>
onclick="window.confirm('Sua idade é superior a 21 anos ' + window.prompt('Por favor, digite o seu nome','Digite aqui o seu nome') + '?');">
</FORM>
Se o usuário clicar em OK é retornado um valor booleano “verdadeiro”. Caso o botão Cancelar for clicado, é retornado um valor booleano “falso”
testaIdade = window.confirm ('Sua idade é superior a 21 anos?')/p> Exemplo de Código
<HTML>
<HEAD>/p>
<TITLE>Confirm</TITLE>
<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript">
function compute(f) {
if (confirm("Tem certeza?"))/p>
f.result.value = eval(f.expr.value)
else
alert("Pressione Ok para voltar à página")
}
</SCRIPT>
</HEAD>
<BODY>
<FORM>
Entre com uma expressão matemática (exemplo: 2+2 ou 3*5):
<input type="text" name="expr" size="15">
<input type="button" value="Calcula" onClick="compute(this.form)">
<BR>
Resultado:
<input type="text" name="result" size="15">
</FORM>
</BODY>
</HTML>
Eventos
São “acontecimentos” que chamam funções
onClick()
Ocorre quando um botão, checkbox, option, submit ou reset é clicado
<INPUT TYPE = "button" VALUE = "Para testar, basta clicar" onClick = "window.alert('Você clicou!'); ">
onSubmit()
Ocorre quando o usuário envia dados de um formulário
<FORM ACTION = "http://www.mackenzie.com.br/testaform.php" onSubmit = "return verifica();">
onMouseOver()
Ocorre quando o usuário posiciona o mouse sobre objetos (botões, links, caixas de texto ...)
<a href="http://www.mackenzie.com.br"
onMouseOver="window.status='Clique no link para acessar a home page do Mackenzie'; return true;">
Universidade Presbiteriana Mackenzie.</A>
onMouseOut()
Ocorre quando o usuário retira o ponteiro do mouse que estava posicionado sobre objetos (botões, links, caixas de texto ...)
<a href="http://www.mackenzie.com.br"
onMouseOut="window.status='Clique no link para acessar a home page do Mackenzie'; return true;">
Universidade Presbiteriana Mackenzie.</A>
onFocus()
Ocorre quando o usuário seleciona (com a tecla TAB ou com um clique) um objeto (caixa de texto, botão ...)
<INPUT TYPE="text" NAME="Mês"
onFocus="window.status=(Por favor digite o valor do mês com dois dígitos entre 01 e 12'); return true;">
onChange()
Ocorre quando o usuário abandona um objeto (caixa de texto, password ... ) sendo que o valor deste objeto foi alterado
<INPUT TYPE="text" NAME="Mês"
onChange="window.status=('O valor do Mês foi alterado!!!!'); return true;" >
<INPUT TYPE="text" NAME="Ano">
onBlur()
Ocorre quando o usuário abandona um objeto (caixa de texto, password ... )
<INPUT TYPE="text" NAME="Mês"
onBlur="window.status=('Após preencher o Mês, por favor, preencha o ano!'); return true;" >
<INPUT TYPE="text" NAME="Ano">
onLoad()
Ocorre quando o browser termina de carregar uma página
<BODY onLoad="alert('Bem-vindo ao nosso site!');">
onUnload()
Ocorre quando o usuário muda o documento atual, clica nos ícones de “voltar” ou “avançar”, ou ainda, quando a janela do browser for fechada.
<BODY onUnload="alert('Bem-vindo ao nosso site!');">