Definindo um site local e dando nomes aos arquivos

Antes de iniciar a criação de um site, é necessário criar uma pasta que vai conter tudo dentro do site. Este processo é chamado de definição de um site local. A pasta designada, conhecida como pasta-raiz local, definirá os limites do site local residente na unidade de disco rígido do desenvolvedor espelhando osite remoto (site no servidor da Web que os visitantes irão acessar). Definir um site local permite manter a mesma hierarquia de pastas entre as versões local e remota, o que é fundamental para criar e manter um site funcional.

A criação de um site local, compreendido pela pasta-raiz local, dentro da qual se configura a estrutura dos arquivos e pastas do site, impedirá o acesso a quaisquer arquivos fora da pasta-raiz local, não estando, também, disponíveis para o servidor remoto.

Dar nomes aos arquivos em um servidor WEB é um pouco diferente de dar nomes aos arquivos para uso na unidade de disco rígido. Primeiro, precisa-se saber qual o sistema operacional que o servidor irá usar – os sitemas mais comuns são Unix, Windows NT e Macintosh. A estrutura de atribuição de nomes é diferente em cada uma dessas plataformas. O Unix, por exemplo, leva em consideração letras maiúsculas e minúsculas, o que significa que meuarquivo.htm não é igual a MEUARQUIVO.HTM. Usar nomes com todas as letras minúsculas para os arquivos tornará a atribuição de nomes mais simples e ajudará a manter a consistência. Use apenas caracteres alfanuméricos (AZ) e números (09) para dar nomes aos arquivos.

Outras convenções importantes a seguir:
Jamais use espaços em nomes de arquivos. Use os caracteres de sublinhado (underline) ou hífen para simular um espaço, se for preciso separar as palavras.

Não use quaisquer caracteres especiais, como %, *, < ou /.