Modelagem, simulação, controle e otimização de processos

 

 

do propósito da modelagem e simulação

Os processos industriais atuais caracterizam-se pela sua complexidade (com inúmeros equipamentos bastante interagentes) e pela necessidade de serem operados com segurança e de uma forma econômica e respeitosa ao meio ambiente. Este cenário desfavorece a resolução de problemas de interesse industrial através de estratégias de "tentativa e erro" ou baseadas em "regras heurísticas". Requer-se a construção de um modelo matemático que represente o mais fielmente possível a realidade industrial. O modelo matemático é então simulado para resolver o problema industrial de interesse. Evita-se assim a experimentação direta na planta ou alternativamente planeja-se a experimentação. Como vantagens deste procedimento temos a possibilidade de identificação de soluções inovadoras que atendam simultaneamente a inúmeros quesitos de interesses econômicos, ambientais e de qualidade.

do propósito da otimização

Otimização pode ser definida de uma maneira simples como a obtenção da solução de um problema em que se quer minimizar ou maximizar uma função. Por exemplo, pode-se querer minimizar perdas e riscos ou maximizar o lucro de um processo produtivo. Pode-se também querer saber qual o melhor processo de produção de um dado produto ou qual o produto mais estável de uma reação química. Um problema particular da otimização corresponde ao problema da otimização em tempo real. Este corresponde à contínua determinação da solução de um problema de otimização, i.e., o problema de otimização é resolvido a cada instante de modo que sempre se tenha a melhor solução possível.   

 

principais projetos de pesquisa concluídos

Desenvolvimento da Otimização Integrada das unidades de uma refinaria de petróleo, sob coordenação do Prof. Dr. Darci Odloak, convênio PETROBRAS/USP 001/ABAST-REF/EPUSP-DEQ e projeto FAPESP 96/2444-6.

Rede de Automação Industrial –sub-rede: Controle de processos da Indústria Química e Petroquímica, sob coordenação do Prof. Dr. Darci Odloak, convênio USP 77970889.0001 e FINEP 0925/97.

Desenvolvimento de Controladores Avançados para Sistemas Não lineares, sob coordenação do Prof. Dr. Darci Odloak, convênio OXITENO/USP 99.1.2046.3.2

 

projetos de pesquisa em andamento

projetos no contexto da linha de pesquisa Obtenção de polímeros com qualidade de uso final garantida

 

 

“O livro da natureza está escrito em caracteres matemáticos” 

 

(Galileu em Il Saggiatore, tradução segundo Alves, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. Edições Loyola, 2002  p. 75)