Universidade Presbiteriana Mackenzie

Escola de Engenharia

Departamento de Engenharia Civil

 

Prof. João Cucci Neto

L E I T U R A S   C O M P L E M E N T A R E S

Principal
Aulas

Ementa

Roteiro do trabalho
Leis & Manuais
Links
Mapa
Curiosidades
Humor
Contato

Os arquivos das tabelas abaixo trazem textos de autores diversos e cujo acesso é livre a todos. A primeira tabela traz textos para os curiosos ou iniciantes no tema "Engenharia de Tráfego" e, em geral, são extraídos da mídia, como jornais, revistas e livros. A segunda tabela traz textos que complementam tópicos da disciplina expostos em aula. A terceira tabela traz alguns textos históricos da Engenharia de Tráfego e a reprodução das obras de referência pioneiras dessa cadeira e que foram editadas no Brasil. Todos esses textos foram reproduzidos com fins puramente didáticos, sem nenhuma intenção comercial ou de outra ordem. Finalmente, a quarta tabela contém compilações de alguns dos trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do curso, como parte da avaliação para aprovação na disciplina. Os textos das quatro tabelas foram gravados no formato PDF. Todos estão à disposição para consulta livre aos alunos que queiram se aprofundar em alguns desses temas ou, ainda, aos estudiosos da Engenharia de Tráfego.

 

L e i t u r a s     d is p o n í v e i s

 

Tabela 1 - Para Neófitos

 

 

 

Referência

Título

Conteúdo

Texto I

Como funcionam os radares

Matéria da Revista 4 Rodas, que esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

Texto II

E aí, tem jeito?

Matéria da Revista Superinteressante No 213, de maio de 2005, trazendo ideias inovadoras para acabar com os congestionamentos .

Texto III

Vidas paralisadas

Matéria da revista Piauí No 38, que aborda os acidente com os motoboys e os problemas decorrentes.

Texto IV

Viva a fiscalização!

Texto originalmente produzido para a Fundação Carlos Chagas que o publicou em seu site (www.fcc.org.br) em 2.006.

Texto V

A auto-estrada do sul

Reprodução de um conto brilhante sobre um congestionamento em uma rodovia próxima a Paris. Altamente recomendado. 

Texto VI

Demonio ex machina

Texto do jornalista Guilherme Wisnik sobre a irracionalidade do transporte individual em São Paulo. Foi utilizado como leitura inicial em uma das aulas do curso. 

Texto VII

Cidades abarrotadas de veículos e congestionamentos cada vez mais longos

Texto do jornalista Washington Novaes sobre os prejuízos e a poluição gerados pelo trânsito - a situação insustentável das grandes cidades brasileiras. Texto lido em sala, substituindo o "Texto VI".
Texto VIII

Um século em busca de segurança

Matéria da revista Cesvi-Brasil, mostrando a evolução da segurança na construção dos automóveis.

 

 

 

 

L e i t u r a s     d is p o n í v e i s

 

Tabela 2 - Textos Técnicos

 

 

Referência

Título

Conteúdo

Texto 1

Aplicações da Engenharia de Tráfego na segurança dos pedestres

Dissertação de mestrado do professor da disciplina, usada como uma das bibliografias básicas do curso.

Texto 2

Semáforo: ser ou não ser inteligente?  Texto que traz uma comparação entre o controle semafórico em tempos fixos e o em tempo real.

Texto 3

Regulagem semafórica em tempos fixos - uma proposta de procedimento

Roteiro com uma metodologia proposta para revisão e regulagem dos tempos de semáforos em operação.

Texto 4

Redução de acidentes devido à reprogramação semafórica

Trabalho apresentado no XI Congresso Pan-americano de Engenharia de Tráfego e Transportes, relatando a experiência que resultou na redução de acidentes na área central de São Paulo.

Texto 5

Uma pesquisa sobre a percepção da legenda "DEVAGAR" pelos motoristas

Estudo feito na cidade de São Paulo, onde motoristas foram entrevistados sobre sua percepção da legenda DEVAGAR instantes após terem passado sobre ela.

Texto 6

Manual para municipalização do trânsito

Manual elaborado pelo Denatran, com as orientações aos municípios sobre como administrar seu trânsito.

Texto 7

Planilha para vistoria de campo das condições da segurança de tráfego

Proposta de planilha para ser usada como apoio nas vistorias de campo de locais em estudo quanto à segurança do trânsito.

Texto 8

Aspectos práticos das travessias de pedestres em semáforos 

Este pequeno trabalho traz uma compilação de vários elementos que envolvem as travessias de pedestres em locais semaforizados.

Texto 9

Sinalização de áreas escolares

Manual de sinalização publicado pelo Denatran em setembro de 2.000.

Texto 10

Passarelas e segurança do trânsito

Análise crítica sobre a implantação, o uso, o custo e os efeitos das passarelas quanto à sua condição de recurso de engenharia em favor da segurança do trânsito.

Texto 11

Planilha para coleta de dados para fluxo de saturação

Instrumento de campo para auxiliar nos cálculos semafóricos. Os dados da planilha são a base para elaboração do histograma de fluxo, primeiro passo para obtenção do Fluxo de Saturação de uma aproximação semafórica.

Texto 12

Dez anos para fechar os buracos

Matéria extraída do Jornal da USP (23 a 29/abr/01), que trata das experiências em desenvolvimento para adição de borracha de pneus como componente do asfalto usado na pavimentação de vias.

Texto 13

SIRI - um novo simulador para redes de semáforos

Apresentação técnica de um simulador semafórico desenvolvido pelo Eng. Luis Molist Vilanova, da CET-São Paulo.

Texto 14

Supersinalização (versão ilustrada) Versão ilustrada com fotos de casos concretos citados na discussão apresentada no Texto 16.

Texto 15

Política Nacional de Trânsito

Texto do documento publicado pelo Ministério das Cidades e Denatran contendo diretrizes para, principalmente, aumentar as condições de segurança nas vias brasileiras.

Texto 16

Os princípios da sinalização

Texto que alinhava vários tópicos sobre o assunto e que são apresentados durante as aulas de projetos da disciplina (veja também o Texto 14)

Texto 17

Estudos sobre entrelaçamentos

Tradução/adaptação do capítulo do Highway Capacity Manual - HCM que trata do assunto "entrelaçamento", com algumas ilustrações de casos práticos da cidade de São Paulo.

Texto 18

Controle semafórico centralizado e  a operação de campo

Traz, em linguagem simples, um resumo sobre o tema, com ilustrações e informações práticas.

Texto 19 Trânsito: um novo olhar

Texto elaborado pelo Denatran/Unesco, voltado às ações educativas, entre elas "Rumo à escola" e "Mídia Cidadã".

Texto 20 Política Nacional de Mobilidade Urbana Texto da Lei 12.587, cujo objetivo é "contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano".
Texto 21 Coletânea da Legislação sobre Meio Ambiente e o Trânsito

Texto reunindo a legislação ambiental citada na aula "O trânsito urbano e a questão ambiental", que faz parte do plano de aulas desta disciplina.

Texto 22 Técnica de análise de conflitos Reprodução da Nota Técnica CET No 210, de autoria do Eng. Sun Hsien Ming, que descreve uma técnica preventiva usada nos estudos de segurança de trânsito e que ainda é incipiente no Brasil.
Texto 23 O cálculo do entreverdes conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Texto baseado no manual citado no título, trazendo a forma de cálculo dos tempos de entreverdes (amarelo e vermelho geral) dos semáforos, com exemplos ilustrativos.
Texto 24 Um pequeno estudo sobre contagens veiculares na área central da cidade Estudo sobre as variações dos volumes veiculares em relação às horas do dia e aos dias de semana na área central de São Paulo, baseado em dados de contadores automáticos.
Texto 25 A teoria do fluxo de tráfego Texto adaptado de uma das notas de aula do Prof; Dr. Hugo Pietrantonio (Poli/USP), trazendo de forma mais detalhada este tópico abordado durante a parte teórica da disciplina
Texto 26 A origem do cinto de segurança Breve relato sobre os profissionais responsáveis por um dos itens de segurança mais importantes e eficientes de um automóvel.
Texto 27 O pedágio urbano de Londres Texto abordando um dos temas mais controversos quando se discute como reduzir a demanda veicular nas grandes cidades.
Texto 28 Um breve histórico sobre os manuais semafóricos brasileiros O título já entrega - texto de interesse bem restrito. Basicamente só para quem gosta e/ou trabalha com semáforos.
Texto 29 Análise técnica de um acidente fictício  Adaptação realizada a partir dos "Procedimentos para o tratamento de locais críticos de acidentes de trânsito", publicado em 2.002 pelo Ministério dos Transportes.
Texto 30 Segurança no Trânsito Reprodução do livro de 2008 dos Professores Doutores Coca Ferraz, Archimedes Raia Jr e Barbara Bezerra, integrantes do NEST - Núcleo de Estudos de Segurança de Trânsito, da USP São Carlos.
Texto 31 Segurança de Trânsito - Aplicações de Engenharia para Reduzir Acidentes Reprodução do livro de 1998 de Philip Anthony Gold, consultor de segurança de trânsito do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Texto 32 Cartilha do Ciclista Cartilha produzida e distribuída pela Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. 
Texto 33 Cartilha do Pedestre Cartilha produzida e distribuída pela Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. 

 

 

L e i t u r a s     d is p o n í v e i s

 

Tabela 3 - Textos Basilares

 

 

Título

Conteúdo

A Study of Traffic Capacity Trabalho fundamental da Engenharia de tráfego. Seu autor, o americano Bruce D. Greenshields, estabeleceu com esse texto a Teoria do Fluxo de Tráfego. Publicado pelo Highway Research Board, Estados Unidos, em 1935.

Traffic Signals Settings

Um dos textos fundamentais da programação semafórica, de autoria do Engenheiro inglês F. V. Webster, publicado em 1958 pelo Road Research Laboratory, Inglaterra, como Road Research Technical Paper No 39.

Traffic Signals

Outra contribuição fundamental para a programação semafórica de  F. V. Webster, desta vez com coautoria de B. M. Cobbe, publicado em 1966 pelo Road Research Laboratory, Inglaterra, como Road Research Technical Paper No 56.

Noções de Engenharia de Tráfego - nível de graduação - Vol. 1

Livro do Prof. Boruch M. Grinblat, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, publicado pelo Centro Acadêmico Horácio Lane, em 1980 e utilizado na Escola de Engenharia como apoio à cadeira de Estradas de Transportes II.

Noções de Engenharia de Tráfego - nível de graduação - Vol. 2

Volume 2 da obra acima referida.

Engenharia de Tráfego - métodos de pesquisa, características de tráfego, intersecções e sinais luminosos

Livro de autoria de José Eduardo Maderna Leite, Engenheiro da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos - EBTU, que foi editado pela Companhia de Engenharia de Tráfego - CET,de São Paulo, em 1980.

Engenharia de Tráfego

Obra de autoria do Engenheiro Luis Ribeiro Soares, do Institute of Traffic Engineers, publicado em 1975 pela Almeida-Neves Editores, Rio de Janeiro.

Manual de Sinalização Urbana - Normas de projeto: Volume 6 - Sinalização Semafórica Manual produzido e publicado pela CET em julho de 1978. que se estabeleceu como principal referência para elaboração de projetos de sinalização semafórica durante muitos anos.

Manual de Semáforos

Publicação do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, de 1979. Permaneceu por décadas como única referência oficial para programação semafórica no Brasil. Foi substituído pelo Manual de Sinalização Semafórica publicado em 2014 como Resolução 483/14 do Contran (disponível neste site na página "Leis e Manuais").

 

 

L e i t u r a s     d is p o n í v e i s

 

Tabela 4 - Trabalhos Acadêmicos

 

 

Referência

Título

Conteúdo

Texto A

Avaliação de 25 passarelas da cidade de São Paulo

Coletânea de trabalhos acadêmicos, com avaliações quantitativas e qualitativas das passarelas, acompanhadas de fotos. ATENÇÃO: arquivo grande (250 páginas, 120.000 Kb!).

Texto B1

Avaliação da condição de deslocamentos dos pedestres (2012) Coletânea de trabalhos acadêmicos elaborados no 2o semestre de 2012, com avaliações quantitativas de mobilidade para o pedestre em diversos cruzamentos da cidade de São Paulo. O conjunto foi dividido em 3 partes porque o arquivo total ficou muito grande.
Texto B2
Texto B3

Texto C1

Avaliação da condição de deslocamentos dos pedestres (2013)

Similar ao Texto B, com a diferença que foi realizado no  1o semestre de 2013.
Texto C2
Texto C3
Texto D

Análise do sistema viário de São Paulo: o cenário da mobilidade urbana em um corredor de ônibus

Texto apresentado como TGI - Trabalho de Graduação Interdisciplinar por alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie no 2o semestre de 2013.

topo da página
Principal Aulas Ementa Roteiro Leis & Manuais Links Curiosidades Humor Contato