2º
Semestre de 2012
Turma D (5ª etapa)
DIA |
HORÁRIO 1 - 2 |
HORÁRIO 3 - 4 |
HORÁRIO 5 - 6 |
06/08 |
Apresentação do curso,
da professora e dos alunos. |
Apresentação do curso,
da professora e dos alunos. |
Introdução à Termodinâmica
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13/08 |
Conceitos Fundamentais. |
Conceitos Fundamentais. |
Propriedades de uma Substância
Pura. Diagramas: T x s
do vapor d'água e P x h do Freon-12 e R-134a.
Tabelas de vapor. Exercícios: leitura dos diagramas
e tabelas. |
20/08 |
Exercícios. |
Exercícios. |
Exercícios. |
27/08 |
Exercícios. |
Exercícios. |
Calor e Trabalho |
03/09 |
Semana da Engenharia |
10/09 |
Exercícios. |
Exercícios. |
1a Lei da Termodinâmica
para Sistemas Fechados. Energia Interna. Entalpia. |
17/09 |
Exercícios. |
Exercícios. |
Exercícios. |
24/09 |
PAIE |
PAIE |
PAIE |
01/10 |
PAIE |
PAIE |
PAIE |
08/10 |
Correção/Vista de Prova. Exercícios. |
Correção/Vista de Prova. Exercícios. |
1a Lei da Termodinâmica
para Volume de Controle em Regime Permanente |
15/10 |
Feriado |
Feriado |
Feriado |
22/10 |
Exercícios |
Exercícios |
1a Lei da Termodinâmica
para Volume de Controle em Regime Permanente - Exercícios |
29/10 |
Exercícios. |
Exercícios. |
2a Lei da Termodinâmica
para Ciclos. Reversibilidade. Ciclo de Carnot. Teoremas
de Carnot. Escala Termodinâmica de Temperatura. |
05/11 |
Exercícios. |
Exercícios. |
2a Lei da Termodinâmica
para Sistemas Fechados e Volumes de Controle. Entropia. |
12/11 |
Exercícios. |
Exercícios. |
PI |
19/11 |
Feriado |
Feriado |
Feriado |
26/11 |
Prova Final |
Prova Final |
Prova Final |
03/12 |
Prova Final / Vista de Prova |
Prova Final / Vista de Prova |
Prova Final / Vista de Prova |
10/12 |
Entrega de Notas |
Entrega de Notas |
Entrega de Notas |
OBJETIVO
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Fatos e Conceitos:
- Identificar os princípios básicos da Termodinâmica;
- Definir os sistemas a serem estudados e em que regime operam;
- Descrever os estados pelos quais os sistemas passam;
- Indicar as energias envolvidas nos processos.
Procedimentos e Habilidades:
- Aplicar as Leis da Termodinâmica;
- Analisar as inúmeras aplicações práticas da Termodinâmica;
- Relacionar as Leis da Termodinâmica para obter, simultaneamente, soluções quantitativas e qualitativas;
- Interpretar resultados;
- Resolver problemas práticos da Engenharia na área Térmica;
- Avaliar criticamente os fenômenos e processos relacionados à Energia;
- Construir um método de análise para os problemas;
- Avaliar os impactos das suas atividades no contexto social e ambiental;
- Extrapolar os exemplos de classe para situações reais.
Atitudes, Normas e Valores:
- Assumir postura responsável e ética perante os problemas;
- Buscar atualização profissional na área;
- Reconhecer o papel da geração de energia na busca da sustentabilidade. |
BIBLIOGRAFIA
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BÁSICA
1.
BORGNAKKE, Claus; SONNTAG, Richard Eduard Fundamentos
da Termodinâmica. Tradução da
7ª edição americana. São
Paulo: Edgard Blücher, 2009 (livro texto).
2.
MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Howard N. Princípios
da Termodinâmica para Engenharia. Rio de Janeiro:
LTC - Livros Técnicos e Científicos
Editora, 2009.
3. ÇENGEL, Yunus A; BOLES, Michael A. Termodinâmica.
5ª edição. São Paulo: MacGraw-Hill,
2009.
4. Software para determinação de propriedades
termodinâmicas CATT 3 (anexo ao livro texto
do item 1, acima).
5. Tabelas de Propriedades Termodinâmicas (impressas
do site da editora do livro texto)
6. VELÁZQUEZ, Sílvia Maria Stortini
González Notas de Aula - 2010. Disponível
em http://meusite.mackenzie.com.br/velazquez/ctI
7. Diagrama de propriedades do vapor d’ água.
8. Diagramas de propriedades de fluidos refrigerantes:
R-12 e R-134a
COMPLEMENTAR
1. SONNTAG, Richard Eduard; BORGNAKKE, Claus Introdução
à Termodinâmica para a Engenharia. Rio
de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos
Editora, 2003.
2. VAN WYLEN, Gordon; SONNTAG, Richard Eduard; BORGNAKKE,
Claus Fundamentos da Termodinâmica. São
Paulo: Edgard Blücher, 2003 e 1998.
3. SCHMIDT, Frank W.; HENDERSON, Robert E.; WOLGEMUTH,
Carl H. Introdução às Ciências
Térmicas. São Paulo: Edgard Blücher,
1996.
4. IRVING GRANET, P.E. Termodinâmica e Energia
Térmica. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil,
1995.
5. VAN WYLEN, Gordon; SONNTAG, Richard Eduard; BORGNAKKE,
Claus Fundamentos da Termodinâmica Clássica.
São Paulo: Edgard Blücher, 1995.
6. VAN WYLEN, Gordon; SONNTAG, Richard Eduard Fundamentos
da Termodinâmica Clássica. São
Paulo: Edgard Blücher, 1993 e 1976.
7. BENEDITO SILVA, Remi Manual de Termodinâmica
e Transmissão de Calor. São Paulo: EPUSP.
8. TREVISAN, W. Manual Termotécnico. |
METODOLOGIA
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Para alcançar os objetivos a que se propõe, esta disciplina exige estudo e resolução de problemas em sala de aula e fora dela. Para isto, são propostos exercícios ao final de cada capítulo, para serem resolvidos gradativamente. As aulas teóricas se baseiam na abordagem expositiva, partindo dos conceitos relacionados aos balanços de massa e energia e da aplicação das Leis da Termodinâmica, visando à solução de problemas práticos. As aulas de exercícios proporcionam interação entre os alunos, para aplicação da teoria nos exercícios práticos. Outra estratégia é a monitoria, momento fora do período normal de aulas da etapa, em que os alunos resolvem, em horários pré-estabelecidos e na presença de um monitor, problemas determinados em cronograma, que fazem parte da avaliação da disciplina.
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CRITÉRIO
DE AVALIAÇÃO
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MF = 0,3xPAIE + 0,2xPI + 0,5xPAF + 0,5xPART >= 6
PAIE = Prova de avaliação intermediária escrita
PI = Prova intermediária
MF = Média Final
PAF = Prova de avaliação final
PART = Participação nas Monitorias*
*monitoria <=1,0
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